domingo, 16 de novembro de 2008

Wudang - Taichi Taoista

Wudang San Feng Taiji Jian (espada de Wudang San Feng Taichi) inclui 64 movimentos.

Esta forma foi criada pelo Mestre Zhang San Feng que incorporou posicções de muitas outras fontes vindas do Taoísmo, complementando com movimentos de Kungfu interno.

Nesta prática a respiração é utilizada de um forma suave e profunda, os ombros permanecem relaxados mas com presença, a mente e o corpo deverão estar combinados. O corpo deverá estar descontraído mas direito. Os olhos são a expressão do espiríto, devendo ser dirigidos para o centro da força, transmitindo tranquilidade interior e segurança na postura. Os movimentos são efectuados de uma forma continua e vagarosa mas de extrema suavidade.

Com uma prática regular, adquire-se a harmonia entre a parte interna e externa dos movimentos, onde os 5 elementos, o Yin e o Yang e os Oito Trigramas são cultivados.

A espada de Taichi, sendo uma das armas mais antigas nas artes chinesas, oferece ao praticante uma sensação de defesa , devendo ser considerada como uma extensão do corpo, tendo como objectivo alcançar uma distância maior, recorrendo naturalmente a energia no corpo do praticante.

4 comentários:

Unknown disse...

Sandra,

Sinto-me honrada por poder conhecer através de si esta fantástica arte milenar.

Vanda Gonçalves

Sanzhou disse...

Obrigada, Vanda!
Um Bem-Haja para si.

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!
Desejo que este espaço se torne num ponto de enriquecimento e troca de conhecimentos.
Obrigada Sandra.

Marília Oliveira

Sanzhou disse...

Olá Marilia,
Admiro a sua força interior. De certo que vai ser um percurso de conhecimento para ambas.

Obrigada Marilia